* Os Muçulmanos invadem a Península Ibérica em 711 e tentam conquistar terras além dos Pirenéus, mas são derrotados em Poitiers (732).
* Os cristãos vão organizar-se e começa a reconquista Cristã. O Reino das Astúrias dá origem aos reinos de: Leão, Castela, Navarra e Aragão.
* O rei de leão e Castela, D. Afonso VI vai pedir o auxílio dos Cruzados, como D. Raimundo e d. Henrique.
* Pelos serviços prestados, D. Afonso VI concede a D. Henrique em 1096 o feudo do Condado Portucalense e a sua filha ilegítima (D. Teresa) em casamento. Ficando assim D. Henrique vassalo de d. Afonso VI.
* D. Teresa sucede em 1112 a seu marido e alia-se a alguns nobres da Galiza, o que não agrado nem a seu filho D. Afonso Henriques, nem à nobreza Portucalense.
* Em 1128, D. Afonso Henriques trava contra a sua mãe, a Batalha de S. Mamede e vence, assumindo o governo do Condado Portucalense.
* Em 1139, trava contra os Muçulmanos a batalha de Ourique, que vence, e intitula-se Rei de Portugal, quebrando os laços de vassalagem com o seu primo, D Afonso VII.
* Em 1143 e após várias lutas, D. Afonso VII reconhece D. Afonso Henriques como Rei de Portugal, através do Tratado de Zamora.
* Só em 1179 é que o Papa Alexandre III, através da Bula Manifestis Probatum, reconhece Portugal como Reino Independente e D. Afonso Henriques como Rei de Portugal.
* Após a sua morte, outros vão continuar a processo de Reconquista, feito de avanços e recuos, em direcção ao Sul e só em 1297, no reinado de D. Dinis, as fronteiras são fixados definitivamente com o Tratado de Alcanizes.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)